sábado, 3 de julho de 2010

Sobre copa do mundo - 3.

A derrota do Brasil nas quartas de final, foi de um modo geral, uma decepção, até para esse que vos escreve (acho uma bobeira, perder tempo com a tal “seleção” de futebol).

Porém não vou fazer análises, como as que estão chovendo por aí, querendo achar os culpados pela derrota, creio que não existam culpados, e sim a percepção de que jogo, é jogo, então somente, perde-se ou ganha-se, se não, não seria jogo e sim um romance, ou uma fábula, onde poderíamos sempre acabar com um final feliz.

Viagem a parte, estou escrevendo para relatar como somos boçais, isso mesmo, boçais, explico porquê.

Estava na tarde deste Sábado em Sorocaba-SP, e para minha surpresa, no centro da cidade, encontrei diversas pessoas aos berros, comemorando a derrota da Argentina para a Alemanha. Fogos, carreata e até bandeirolas da Alemanha, foram vistas, tudo isso porque “los hermanos” levaram uma goleada, merecida, diga-se de passagem, nosso silêncio, seria um tapa e tanto na cara dos argentinos.

Não sou fã do Maradona, até acho que sua arrogância, acabou sendo culpada pela derrota argentina, agora nós brasileiros fazermos festa somente para se vingar, pois também fomos eliminados, merece reflexão, afinal de contas, onde está o espírito de competição, que deveria permear, não só a copa do mundo, mas todos os eventos esportivos, creio tratar-se de um momento único, para que todo o mundo possa se reunir e partilhar de momentos ímpares, seja de alegria, seja de tristeza, faz parte do jogo (não sairão vários ganhadores da competição), então na minha humilde visão, a rivalidade, torna-se boçalidade, pois não precisamos sair às ruas comemorando pelos outros; diz-se de forma chula que, “estamos gozando com o (?) dos outros”, o Maradona e a Argentina, tomaram a lição deles, não precisamos ser anti-esportistas, como eu presenciei nas ruas de Sorocaba.

De qualquer forma, em 2014, a competição será por aqui, vamos torcer que a tal “seleção brasileira de futebol”, seja realmente capaz, de tirar o grito que está entalado na garganta de “É HEXACAMPEÃO”.

E como diriam alguns: - afinal o Brasil é o país do futebol*.




*e da corrupção, do levar vantagem em tudo, do povo que não reclama, e etc.