domingo, 16 de maio de 2010

A violência não é a resposta.

O título da mensagem refere-se a uma frase, dita diversas vezes por um norte americano, Monty Roberts, o encantador (domador) de cavalos e que foi tema da reportagem do globo rural deste domingo, para quem não assistiu, segue o link da reportagem ( http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-340843,00.html ), que também mostrou o trabalho desenvolvido pela ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia), e alguns pacientes atendidos na instituição, que sofrem de alguma deficiência mental ou motora.

Diante da frase "A violência não é a resposta", aproveito para fazer o seguinte paralelo, se transportássemos para o nosso dia a dia, não só a frase, bem como a lição de vida que o norte americano dá (assista a reportagem para entender melhor), a violência diminuíria consideravelmente, pois o mesmo foi vítima de maus tratos, por parte do pai, assim como fazia com os cavalos, afinal de contas, o ofício de domador de cavalos foi passado de pai para filho, contudo, com uma diferença gritante, Monty Roberts, não usa a força para domar os cavalos e sim o afago, a conversa, e outras técnicas, ou seja, a não violência.

Por outro lado, a equoterapia, mostrada na reportagem, trás bons resultados no tratamento de pessoas com diversas deficiências mentais e motoras, evidenciando que o homem precisa como nunca viver em harmonia, seja com os outros seres vivos ao seu redor, seja preservando a natureza, para garantir sua própria existência.

E sem me estender muito, esses dois temas, a não violência e a preservação da fauna e da flora, deveriam ser matérias obrigatórias nas salas de aula, principalmente no ensino fundamental. Fica aí minha singela reflexão, quase que semanal. Uma boa semana a todos.