domingo, 25 de abril de 2010

Garapa.

Hoje, domingo, 25 de abril, assisti no canal Brasil, o documentário Garapa, de José Padilha, que mostra de maneira até assustadora um problema que assola todo o mundo, a FOME, para nós brasileiros, em especial, com um número maior de pessoas atingidas, encontra-se o curral eleitoral, conhecido como “norte”(sic), que na verdade trata-se do nordeste brasileiro, não que na região norte também não aconteça tal fato.

Como nordestino, que sou (do agreste sergipano), não poderia deixar de fazer um breve comentário sobre o assunto. Como o documentário, foi exibido na tv paga (Sky), que uma pequena parcela da população brasileira tem acesso, incluindo este que vos escreve, começo aí meu raciocínio.

As emissoras abertas, qualquer uma delas, deveria exibir o documentário, pois no Brasil do século XXI, ainda existem pessoas que não podemos nem dizer que está abaixo da linha da pobreza, elas simplesmente, são invisíveis, pois fechamos os olhos e damos costas para esse tipo de situação, outro dia uma ex-colega de faculdade, pediu-me para excluí-la da sua lista de contatos, tendo em vista as mensagens “fora da realidade”, pois bem, fiz sua vontade, e creio que muitos outros farão o mesmo pedido, não tem problema, o importante é  cada um de nós se preocupe somente com seu “mundo” e mantenha suas conquistas (um bom emprego, carro do ano, casa própria, etc.), afinal de contas quem não alcançou ainda tais conquistas é porque não soube aproveitar as oportunidades, já ouvi diversos colegas de faculdade/trabalho dizerem isso, enfatizo que discordo totalmente dessa lógica.   

E para não me estender muito e o texto ficar cansativo, como gosto de fazer referências, muitas vezes a músicas, creio que, a letra da música do Ratos de Porão, S.O.S. País falido, é mais atual do que nunca, e olha que ela é do início da década de 1990, a história se repete, ou seria um “déjà vu” ? Aproveito ainda, para encaminhar dois links, um para o trailer Vida Maria, animação de Márcio Ramos, produzida em 2006, e que assisti no Anima Mundi de 2007, a história mostra como o nordestino está fadado a seguir exatamente o mesmo modo de vida dos pais, e o outro para o comentário da Veja cinema.

Obs.: Links relacionados - Trailer de Garapa - http://www.youtube.com/watch?v=AqfamHEnpws ; Veja cinema - http://www.youtube.com/watch?v=9vtwxdAWqlE ;  Trailer Vida maria - http://www.youtube.com/watch?v=6-1CjDCmEiM  ; Ratos – S.O.S. País falido http://letras.terra.com.br/ratos-de-porao/237904/ ; Ratos – Reza http://letras.terra.com.br/ratos-de-porao/1449850/ .